segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como lidar com o fim do mundo

O filme de Lars von Trier `Melancholia´ venceu o prémio de Melhor Filme Europeu 2011, confirmando os prognósticos que o apontavam como favorito aos galardões anuais da European Film Academy.

Tal como escreve Manuel Halpern no Jornal de Letras se há quem julgue ter descoberto Deus ao ver A Árvore da Vida, de Terrence Mallick , em Melancolia, de Lars Von Trier, vai encontrar o diabo. Um diabo que nos aterroriza, pela violência e perversidade.

É um dos filmes mais interessantes estreados este ano em Portugal. Também é a primeira obra de ficção científica do realizador dinamarquês, apesar de escapar a quase todos os padrões do género: na primeira parte a melancolia é um estado de espírito que domina a personagem, que sofre de uma psicose ao estilo de von Trier. Uma sociedade que simbolicamente se desfaz, na sua obrigação de ser feliz. Na segunda parte Melancolia é um planeta à deriva que ameaça chocar com a terra, e onde Justin (Kirsten Dunst que contracena com Charlotte Gainsbourg) nos confronta com esse vazio.

Um nórdico que nos desorganiza a cada momento.

_____________

Though Von Trier has worked hard to keep specific plot details hidden what is known so far is that it revolves around a family coping with the impending end of the world, an end brought on by the sudden appearance of a hidden planet that has emerged on a collision course with the Earth.

Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgard and Udo Kier star.

Visit the official site here.

2 comentários:

driftin' disse...

Acaba por ser quase imperceptível a linha que separa Deus do diabo!...

Reconhecendo, embora, os potenciais equívocos da analogia, recordei-me da velha árvore à sombra da qual Joseph Wayne - ou terá sido John Steinbeck? - construiu a sua casa.

Lá dizia o padre Ângelo: «Graças a Deus que este homem não tem qualquer mensagem. Graças a Deus que ele não quer ser lembrado, nem que acreditem nele.»

Maruscka Camara disse...

Existe o diabo...ou ele está dentro de nós??????