sábado, 10 de dezembro de 2011

Tolentino Mendonça, autor de SANTA TERESA E AS PROSTITUTAS nomeado membro do Conselho Pontifício para a Cultura


O Papa Bento XVI escolheu 10 personalidades ligadas ao mundo das artes, ciências e letras para consultores do Pontificium Consilium de Cultura, para reforçar o diálogo entre a Igreja e a sociedade. Uma dessas individualidades é um dos meus pescadores de palavras de eleição: José Tolentino Mendonça. Ler artigo AQUI (in Rádio Renascença).

Aproveito o ensejo e deixo-vos este poema do teólogo poeta:

SANTA TERESA E AS PROSTITUTAS

Recebi hoje uma carta do José Bento
que dizia sentir-se um rato diante de Santa Teresa
eu gosto tanto dele, posso dizer o mesmo
mas temo seja o que for
de incalculável

Diante de um rato experimento
não exactamente repulsa para a qual sou demasiado fraco
mas uma tristeza submersa
dissimulada na própria forma
lembro-me no meu quarto há muitos anos
a ratoeira armada debaixo da cama
e o deslizante rumor quase inaudível
cortado por um dique mecânico
um cheiro a folhas mortas apoderava-se da superfície
como se alguma coisa mais longínqua
ficasse presa daquele artifício

Tenho também uma história cómica com ratos
que me custou hora e meia da maior vergonha
reuni em minha casa alguns técnicos de saúde
e voluntários dessas causas
para projectar uma ajuda às prostitutas
e um rato circundou, um por um, os sapatos dos presentes
e tentava subir os degraus da escada numa necessidade
que se diria invencível
as pessoas eram educadas e fizeram todas de conta
mas eu estava para ali
afundado num desespero

Quando por vezes vejo tombar
pelos altos degraus a minha vida
procuro pensar nos dois ou três interesses que me restam
entre eles Santa Teresa e o drama das prostitutas

Links:
José Tolentino Mendonça apresentou poema a Bento XVI (in Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura)
Teolentino Mendonça apresenta poema a Bento XVI (YouTube)
Entrevista com José Tolentino de Mendonça (in Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura)
Biografia de Tolentino de Mendonça (in Wook)

1 comentário:

Anónimo disse...

… Unbelievable , but I just found software which can do all hard work promoting your sociologias-cultura.blogspot.com website on complete autopilot - building backlinks and getting your website on top of Google and other search engines 1st pages, so your site finally can get laser targeted qualified traffic, and so you can get lot more visitors for your website.

YEP, that’s right, there’s this little known website which shows you how to get to the top 10 of Google and other search engines guaranteed.

I used it and in just 7 days… got floods of traffic to my site...

…Well check out the incredible results for yourself -
http://autopilot-traffic-software.com

I’m not trying to be rude here, but I believe when you find something that finally works you should share it…

…so that’s what I’m doing today, sharing it with you:

http://autopilot-traffic-software.com

Take care - your friend George