terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Um brilhozinho nos olhos de Sérgio Godinho


Sérgio Godinho é o ilustre “convidado” deste Sociologia e Cultura dias após a saída do livro Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações que faz o balanço de 40 anos de canções, muito fortes e muito gráficas, que marcaram a história recente do nosso País.

A obra era um sonho antigo e resultou numa parceria entre o músico e João Paulo Cotrim, que escolheu os ilustradores e artistas a dar corpo em desenho às letras do compositor. A consequência desta união permitiu ao autor, compositor e cantor português, como escreve no prefácio, “perceber melhor o que dizem as palavras. A música pura diz tudo sem mostrar nada, e só depois as frases da palavra lhe dão percursos, caras e intenções. Uma canção pronta é indiciada apenas como versão primeira de uma que se irá seguir. Por isso gosto tanto da ideia de versão, onde de repente fica provada a profunda essência plástica de uma melodia e de um verso. É, no limite, uma história sem fim, que se desdobra e se desfia, como o infinito sempre à mão. No caso, a música semeou-se em manchas e riscos, e eu fui descobrindo, atónito, as novas caríssimas versões das minhas inesperadas canções. Sinto-me brindado, e orgulhoso por ser o veículo em que se mostra o ardor criativo da ilustração portuguesa. Em plurais viagens, quarenta porque não há lugar para mais.”

Nesta obra temos o deleite de viajar com a bagagem carregada do artista: "Lisboa que amanhece", "Etelvina", "Balada da Rita", "Arranja-me um emprego", "Com um brilhozinho nos olhos", "O elixir da eterna juventude", "Em dias consecutivos" e "Sopro do coração", entre muitas outras pérolas.


Links:
Sérgio Godinho no Câmara Clara (11 de Dezembro, 2011/RTP2)

Sem comentários: