terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Celebrando o sueco que comunica com o olhar


Tomas Transtromer prémio Nobel da Literatura 2011, será homenageado sexta-feira na Biblioteca Municipal Palácio Gouveias, por iniciativa da Fundação José Saramago.

Transtroemer, de 80 anos, hemiplégico há mais de duas décadas, será celebrado na véspera de receber o Nobel das mãos do rei Carlos XVI Gustavo.

O amigo da música, dos versos, das causas belas, o sueco que não fala nem se movimenta mas que comunica com o olhar e que com ele é capaz de trazer beleza ao mundo, será festejado em Lisboa.

PÁSSAROS MATINAIS (1966)
Desperto o automóvel
que tem o pára-brisas coberto de pólen.
Coloco os óculos de sol.
O canto dos pássaros escurece.
Enquanto isso outro homem compra um diário
na estação de comboio
junto a um grande vagão de carga
completamente vermelho de ferrugem
que cintila ao sol.
Não há vazios por aqui.
Cruza o calor da primavera um corredor frio
por onde alguém entra depressa
e conta como foi caluniado
até na Direcção.
Por uma parte de trás da paisagem
chega a gralha
negra e branca. Pássaro agoirento.
E o melro que se move em todas as direcções
até que tudo seja um desenho a carvão,
salvo a roupa branca na corda de estender:
um coro da Palestina:
Não há vazios por aqui.
É fantástico sentir como cresce o meu poema
enquanto me vou encolhendo
Cresce, ocupa o meu lugar.
Desloca-me.
Expulsa-me do ninho.
O poema está pronto.
Ler mais poemas in Bibliotecário de Babel (blogue de José Mário Silva)
Links:

1 comentário:

Mel de Carvalho disse...

Tomas Transtromer foi-me "apresentado", já lã vão alguns anos, no início da minha vida blogueira, por um comum amigo - Luís Costa, um poeta maravilhoso e sábio, que muito me honrou com a feitura do prefácio do meu 1º livro. E, acredita, foi com profunda gratidão (ao Luís Costa) que me senti quando vi este sueco reconhecido, Nobel.

Um abraço Luís, os meus sinceros parabéns pelo teu esforço e propósito de divulgar e ser cultura.

Mel