segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

um divórcio no Irão

Contemplado com os prémios de melhor filme, melhor actor e melhor actriz no Festival de Cinema de Berlim, "Separação" é um filme que nos remete para as relações sociais e familiares do Irão dos nossos dias.

É preciso lembrar: estamos no Irão.


Sinopse:
Nader e Simin querem divorciar-se e pretendem deixar o Irão, já que Simin deseja a todo o custo garantir um futuro melhor para a filha de ambos, Termeh. Nader está relutante, porque não quer deixar o seu pai, um idoso que sofre de Alzheirmer. A separação é negada pela justiça e quando a mulher o deixa, Nader contrata uma jovem mulher para cuidar do seu pai. Mas ele não sabe que a sua nova empregada não só está grávida, como também está a trabalhar sem a permissão do seu instável marido. Em consequência desta situação, Nader vê-se envolvido numa teia de mentiras, manipulação e confrontos em público.

Biografia do Realizador:
Asghar Farhadi nasceu em 1972 no Irão. Estudou na Iran Cinema Young Society e na Universidade do Teerão. Durante os seus estudos escreveu e realizou várias peças de estudantes, colaborou com a rádio nacional e realizou várias séries televisivas. A sua estreia como realizador deu-se em 2003 com “Dacing in the Dust”. Depois de “Beautiful City”, em 2004, e “Fireworks Wednesday” em 2006, Farhadi realizou “About Elly”, que venceu o Urso de Prata para melhor realizador em 2009 no Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Clique aqui para ver A Separation - Official Trailer

Sem comentários: