sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cadillacs e Oldsmobiles em forma de escultura


John Chamberlain, artista norte-americano que nasceu em 1927 na Índia e que se tornou conhecido com as esculturas feitas a partir de sucata velha, morreu em Nova Iorque aos 84 anos. O artista que deixou uma marca indelével na história da arte no século XX foi uma figura admirável e não teve paralelo na transformação de materiais. O escultor tornou-se famoso nos anos 1960, quando de carros desfeitos, Cadillacs e Oldsmobiles, conseguiu criar esculturas, coloridas e vistosas, que o colocaram entre o abstraccionismo e a pop art. “Foi como se tivesse encontrado um abastecimento de arte e era tão barato que me fazia rir. Eu não penso nos meus materiais artísticos como lixo. É mais como estrume: é o material desperdiçado por uns que se torna numa fonte de vida para outros”, disse um dia, citado pelo The Guardian.

Durante a sua vida, John Chamberlain teve mais de cem exposições em todo o mundo. Este ano a sua escultura de metal prensado "Nutcracker" foi vendida pelo valor recorde de 4,78 milhões de dólares num leilão da Sotheby's.


1 comentário:

Anónimo disse...

When I initially commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and now each time a comment is
added I get four e-mails with the same comment. Is there any way you can
remove people from that service? Bless you!

My page :: individual health insurance